FILMOTECA – Corrigindo erro de versão ao abrir

O Filmoteca possui um banco de dados, que é uma estrutura organizada de informações. Conforme atualizações são feitas no software para incluir, alterar ou remover recursos, o banco de dados pode sofrer modificações. Devido a isso, caso o programa esteja numa versão diferente daquela para a qual o banco de dados foi modelado, você poderá ver um erro parecido com este ao abrir:

Se você ler a mensagem é auto explicativa, o banco de dados estava rodando num programa com a versão 2021.3.3, porém agora o programa que está instalado e tentando acessar este banco de dados está na versão 2021.4.4. Existem vários fatores que podem levar isso a acontecer, mas os dois mais prováveis são estes:

  1. Você restaurou um backup de uma versão anterior do Filmoteca. No exemplo do erro acima, o backup foi feito na versão 2021.3.3, porém o programa instalado agora está na 2021.4.4;
  2. Você reinstalou o Filmoteca “por cima” da instalação que já tinha no computador. Você tinha a versão 2021.3.3 instalada, porém baixou o instalador da 2021.4.4 do site e instalou novamente, sobrescrevendo os arquivos.

Seja qual for o fator que levou a isso, é fácil solucionar o problema, e existem duas formas de fazer:

Atualizando o Filmoteca

A primeira forma, que também é a que recomendamos, é atualizar o Filmoteca. Já existe um tópico falando especificamente sobre isso neste link, mas farei uma explicação resumida abaixo.

Antes de mais nada faça um backup dele, caso não saiba como consulte este tópico.

Feito o backup, acesse a página do software e clique no botão BAIXAR para fazer o download da versão mais atual. Se preferir pode acessar a página do histórico de versões (https://soriodev.com.br/versoes-filmoteca/) e baixar o primeiro download da lista, da versão mais atual.

Feito isso execute o instalador que baixou e logo de cara verá um campo onde seleciona o tipo de instalação, selecione a opção ATUALIZAÇÃO. Feito isso basta avançar até o término do processo. Quando terminar abra o Filmoteca e ele funcionará normalmente.

Instalando a Versão do Banco de Dados

Se por algum motivo você não quer a versão mais atual do Filmoteca, outra forma de resolver o problema é instalando a versão do programa equivalente a do banco de dados. A própria mensagem de erro do exemplo acima indica que a versão do banco de dados é a 2021.3.3. Logo, você terá que baixar e instalar esta versão. Tome cuidado para não desinstalar nada, você só precisa baixar a versão correta e instalar ela sobre a atual.

Assim como no caso da atualização, antes de qualquer coisa recomendo fazer um backup dele, caso não saiba como consulte este tópico. O backup sempre é uma salvaguarda para seus cadastros, assim se cometer algum erro no processo não perderá os filmes que já cadastrou antes.

Para instalar a versão correta do programa basta acessa esta página e baixar a versão correspondente a que precisa: https://soriodev.com.br/versoes-filmoteca/

Feito isso, execute o instalador. Você pode selecionar tanto a opção INSTALAÇÃO SERVIDOR como a opção INSTALAÇÃO CLIENTE, para efeito de correção da instalação qualquer uma delas serve. Porém, se você usa o Filmoteca em rede e estiver corrigindo um terminal de rede, a opção neste caso tem que ser a INSTALAÇÃO CLIENTE. Quando concluir a instalação pode abrir o programa normalmente.