Novo plano de licenciamento de software

Desde 2006, quando iniciamos nossas atividades, trabalhamos com a venda de licença de uso. Ao adquirir a licença você pode usá-la pelo tempo que quiser no computador onde ativou.

Mesmo passados 17 anos, continuamos oferecendo esse modelo de licenciamento, e não pretendemos mudá-lo. Mas a partir de agora passamos a oferecer um novo modelo, a assinatura. Você poderá optar por adquirir a licença única ou a assinatura do software. Não é necessário adquirir as duas, apenas uma delas. Vamos detalhar os dois planos.

PLANO DE LICENÇA ÚNICA

Nesse plano você adquiri a licença de uso do software para um computador/servidor por tempo indeterminado. Não é necessária compra de licença para terminais de rede, eles usam a licença instalada no servidor enquanto conectados a ele. Mas havendo a troca deste computador, ou da placa mãe ou processador, uma nova licença precisa ser adquirida.

Vantagens: você paga a licença só uma vez. Tem 1 ano de atualizações.

Desvantagens: caso troque de computador precisa adquirir outra licença. Após 1 ano você perde o direito de atualizar, porém pode comprar a atualização individual se assim desejar.

No caso da atualização, caso vença o prazo e precise atualizar, deve fazer a compra do pacote de atualização individual, que está relacionado ao “plano de licença única” na página de compra. Você não poderá comprar a assinatura só para fazer a atualização de um software o qual pagou licença única, porque os planos são separados.

PLANO DE ASSINATURA

Nesse plano você assina uma licença de software, pagando uma mensalidade. Existem opções para pagamento semestral e anual com desconto. Da mesma forma que a licença única, não é preciso adquirir licença para os terminais da rede. Expirado o tempo da licença, caso não haja renovação o software volta a apresentar os limites que tinha na demonstração.

Vantagens: o investimento inicial é baixo. Enquanto você tiver a assinatura dentro do prazo você também pode atualizar o software, tendo sempre acesso a versão mais atual. Nesse plano você também pode trocar de servidor, de acordo com as condições abaixo.

Desvantagens: é necessário um pagamento recorrente, pois a licença tem validade, e passada essa validade o sistema volta a ter os limites da demonstração.

Sobre a troca de servidor, é muito importante ressaltar que, assim como no plano de licença única, a assinatura é para um servidor só. Se você tem 2 ou 3 servidores, tem que adquirir 2 ou 3 assinaturas. Porém, diferente do plano anterior, nós autorizamos a troca de servidor nesse plano. Mas existem algumas condições:

  • Podem ser feitas no máximo 2 trocas de servidor por mês;
  • Só é possível voltar a licença para um servidor que já usou uma única vez.

Essas duas regras existem justamente para garantir que ninguém utilize a troca como meio de licenciar vários servidores com uma só assinatura.

QUAL PLANO É MAIS VANTAJOSO?

Isso depende da sua realidade. Se quer pagar um pouco por mês, ou se quer manter o sistema sempre atualizado, ou ainda se costuma trocar de servidor com frequência, o plano de assinatura é o ideal.

Já se você quer pagar uma vez só, não troca de computador e não acha relevante manter o sistema atualizado, o plano de licença única é melhor.

Note que o SORGES atende vários segmentos, e alguns possuem funções fiscais, o que podem requerer mais atualizações do sistema. Esse é outro fator que pode influenciar na sua escolha.

Caso você já tenha optado pela licença única, como dito anteriormente, não é preciso adquirir a assinatura. Você só vai pagar mais se quiser atualizar após o prazo, ou se trocar de computador. No caso de troca de computador, aí você pode escolher de novo, se deseja a assinatura ou a licença.

Já se você está pagando a assinatura, pode escolher continuar com ela, ou adquirir a licença única, como preferir.

Nosso objetivo em oferecer esses dois planos é dar a opção de escolha ao usuário.