Reforma Tributária

Em janeiro/2026 passará a vigorar a reforma tributária do consumo, trazendo alterações no layout de vários documentos fiscais. Nossos sistemas que emitem NF-e, NFC-e e CT-e OS já foram adaptados para essa nova demanda.

Nesse artigo apontarei os caminhos onde estão as novas informações que precisará preencher. Contudo, é necessário que mantenha contato com seu contador para se informar sobre sua situação, e sobre o que vai preencher. Se houverem dúvidas sobre onde preencher as novas informações você pode consultar esse artigo ou acionar nosso suporte.

O governo disponibilizou alguns materiais de referência para ajudar no aprendizado e na validação das informações. Aqui há uma cartilha elaborada pelo comitê gestor do IBS com orientações:

https://www.cgibs.gov.br/upload/arquivos/202511/13142212-item-2-3-cartilha-do-ibs-vol-1-formatada-20251110-1506.pdf

E nesse site há um validador onde você pode preencher as informações como fará em seu software para descobrir se elas estão corretas:

https://dfe-portal.svrs.rs.gov.br/Cff/ValidadorRtcNfe

Para começarmos, separarei esse artigo em seções que falarão sobre a NF-e e NFC-e, sobre o CT-e OS, sobre o sistema SORGES e sobre os sistemas descontinuados, que foram adaptados para emissão desses documentos. Também há uma seção lá no final sobre o custo da atualização e sobre as atualizações liberadas. Role para baixo até achar a seção do seu interesse.

EMISSÃO DE NF-e/NFC-e NO SORGES

No controle de produtos os novos campos da reforma foram inseridos na aba IBS/CBS, conforme pode ver na imagem:

Para resumir, temos o imposto seletivo (imposto do pecado), o imposto “normal”, o imposto regular, o imposto em compras governamentais, e a monofasia dos combustíveis. Cada “seção” é compostas pelos seus tributos (IBS municipal, IBS estadual e CBS federal). Novamente reforçando, essa tributação vai varia de caso para caso, converse com seu contador para se informar.

Uma vez preenchido o produto, vamos para a nota fiscal. Começando pela aba GERAL, existem alguns campos novos para notas de crédito, de débito, e de compra governamental:

Na aba TOTAL, temos novos totalizadores para cada base e imposto, começando no total do imposto seletivo e terminando no total da NF-e com os impostos:

Ao inserir produtos na nota, também temos alguns campos novos para referenciar documentos:

E finalmente temos a aba IBS/CBS, que concentra os novos impostos, assim como lá no produto.

Alguns campos aqui são editáveis, enquanto outros são totalmente calculados pelo sistema.

EMISSÃO DE CT-e OS NO SORGES

Quanto a emissão do CT-e OS, o primeiro passo será configurar as tabelas de impostos. Você pode fazer isso pelo botão AÇÃO no módulo de emissão de CT-e, na opção TABELAS DE IMPOSTOS / FISCAIS PARA CT-E:

Por uma questão de padronização, optamos por criar aqui também uma aba IBS/CBS, separada os outros impostos:

Preencha a tributação de acordo com as orientações do seu contador. Uma vez preenchida, você poderá selecionar essa tabela no CT-e OS, onde também encontrará uma aba IBS/CBS com os novos impostos:

Aqui quase todos os campos são capturados e/ou calculados, e por isso estão bloqueados, porém ainda existem algumas informações que podem variar de um documento para outro e estão disponíveis para digitação, como por exemplo o valor de IBS ou CBS estornado.

EMISSÃO DE NF-E/NFC-E NOS SISTEMAS ANTIGOS

Nos sistemas antigos, as informações fiscais ficam no módulo de tabela de impostos, conforme mostra a imagem:

Nele foi incluída a aba IBS/CBS com as informações dos novos impostos. Uma vez preenchida essa aba, vamos para a nota fiscal. Ela possui algumas informações novas relativas a emissão de notas de crédito, débito e compra governamental, e também possui novos totalizadores para os novos impostos:

Os totais são calculados automaticamente, conforme os impostos calculados nos produtos indicados na nota:

Nessa imagem acima tempos os campos para referenciar os documentos fiscais de origem na parte superior, e temos na inferior os novos campos do IBS, começando pelo indicador de doação. O sistema calcula a maior parte deles de forma automática, mas alguns podem ser manualmente informados, como por exemplo o tributo devolvido e o estorno.

EMISSÃO DE CT-E OS NO TRA-FRETAMENTO

No antigo TRA-FRETAMENTO você deve começar preenchendo os novos impostos no módulo TABELA DE IMPOSTOS, conforme mostra a imagem:

Ali temos uma seção nova sobre o IBS/CBS, que concentra os novos tributos. Uma vez preenchida, pode usar essa tabela no CTé emitido, onde também encontrará uma nova seção IBS/CBS:

O sistema calcula tudo automaticamente, de acordo com o informado na tabela.

CUSTOS DA ATUALIZAÇÃO

Quem utiliza o SORGES NUVEM já está com o sistema atualizado, pode já começar a preencher as novas informações. Quem possui uma assinatura mensal ou anual em dia, ou quem adquiriu uma licença única há menos de 1 ano também, pode atualizar o sistema normalmente usando seu código de atualização e seguindo esses passos:

SORGES / SORGES LIGHT – Atualizando o sistema

Já quem adquiriu uma licença única do SORGES há mais de 1 ano, existe a opção de adquirir a atualização dele, a última opção no final dessa página:

https://soriodev.com.br/compra-licenca

Para finalizar, empresas que utilizam algum dos sistemas antigos podem adquirir a atualização da reforma tributária para eles. O valor da atualização é R$ 400,00 e a compra pode ser feita aqui:

IMPORTANTE: Após a compra da atualização, entre em contato para obter os links de download do instalador e do atualizador do software. Nesse momento, por favor indique qual software está usando. A atualização dos sistemas antigos terá validade de 1 ano a partir do momento em que for adquirida. Você poderá obter todas as alterações relativas a reforma tributária que forem liberadas nesse intervalo. Essa atualização não concede direito a solicitar mudanças no sistema, porém você pode sugerir melhorias ou correções relativas aos novos campos e cálculos da reforma.

HISTÓRICO DE ATUALIZAÇÕES

No SORGES você pode visualizar o histórico de atualizações nessa página:

https://soriodev.com.br/novidades-sorges

Já os sistemas antigos não possuem mais áreas dedicadas no site. Por isso as alterações relativas a reforma tributária serão atualizadas aqui.

  • 18/11/2025 – Lançamento da versão 8.264 dos sistemas 4U e 5.113 do TRA-FRETAMENTO, com os novos campos da reforma tributária. Nos sistemas 4U ainda falta a conclusão de alguns dos novos eventos da NF-e.
  • 25/11/2025 – Versão 8.265, foram incluídos os eventos da reforma tributária na NF-e/NFC-e.
  • 26/11/2025 – Versão 8.266, foi corrigida a rejeição “Município do fato gerador do IBS informado indevidamente”.
  • 17/12/2025 – Versão 8.267, corrigido erro ao emitir nota de devolução, o sistema ficava adicionando a forma dinheiro, mesmo quando removida.
  • 05/01/2026 – Versão 5.114 do TRA-FRETAMENTO, os campos da reforma tributária não estavam entrando no xml.
  • 05/01/2026 – Versão 5.115 do TRA-FRETAMENTO, ajuste no cálculo do campo vTotDFe do CT-e OS para que em 2026 ele não some o IBS e a CBS, de acordo com a versão 1.12 da Nota Técnica 2025/001.