Site de olho no imposto fora do ar

Em 24/10/2022 o site deolhonoimposto.ibpt.org.br sofreu um ataque e ficou fora do ar. Até o momento em que escrevemos esta notícia (01/11/2022) seus webservices permanecem inoperantes, embora o site já divulgue uma mensagem.

Aproveitaremos esta notícia para orientar nossos clientes a configurarem o sistema para contornar os problemas que podem enfrentar nesta situação.

Ao salvar um produto, importar uma compra, emitir uma nota ou um cupom fiscal eletrônico, você pode receber uma mensagem parecida com esta.

erro ao salvar produtos

É importante notar aqui que mesmo quando o site do ibpt estiver on-line, algumas vezes este erro pode ocorrer, e nestes casos basta repetir a operação para que ela ocorra sem problemas. Porém, se o site estiver realmente fora do ar, você provavelmente não conseguirá acessar o https://deolhonoimposto.ibpt.org.br/ ou ao acessar ele exibirá algum aviso, como na imagem abaixo:

comunicado exibido no site do ibpt

Esta situação confirma que o site está fora do ar, então independente de quantas vezes tente, o sistema vai mostrar erros ao salvar o produto. Como é inconveniente esta situação perdurar, você tem duas opções.

A primeira delas é simplesmente desativar o uso das tabelas do ibpt. Para isso, no SORGES (o software novo), vai em AJUSTES GLOBAIS, à esquerda na tela inicial. Pesquise pelo termo “aproximado“, como na imagem abaixo:

ajustes globais do sorges

Verá duas configurações, altere-as e desmarque o campo VALOR.

ajustes globais – alterando configuração

O efeito disso é que o sistema não vai mais mostrar aquele texto do valor aproximado dos tributos na nota, e nem vai consultar mais códigos ncm.

Porém, se você precisa muito do texto, tem uma segunda alternativa. Lembra do site do ibpt?

comunicado ibpt

Veja que no comunicado da imagem acima tem um botão DOWNLOAD, que permite baixar as tabelas. Clique nele, baixe e salve-as em seu computador.

Você terá um arquivo zip, extraia ele, como no exemplo da imagem abaixo (estou usando 7-zip, use o programa que tiver em mãos para isso).

extraindo arquivo baixado

Serão extraídos vários arquivos, somente aquele que começa como “TabelaIBPTAX….” e que tem a UF do seu estado é o que lhe interessará. No meu caso, como sou de São Paulo o arquivo é o TabelaIBPTaxSP22.2.F.csv. Este 22.2.F é a versão do arquivo.

escolher arquivo correto

Pegue este arquivo (o que corresponde ao seu estado) e copie para a pasta C:\SORIODEV\SORGES\FISCAL. Se for revenda considere a pasta onde instalou o programa, ou seja, vai copiar dentro da sua pasta fiscal.

copiar para pasta

Por fim, renomeie o arquivo para ibpt, mantendo a extensão .csv se ela estiver visível.

renomear arquivo

O arquivo terá todos os códigos ncm, e como pode ver na imagem, ele tem validade. Recomendo que, assim que o site do ibpt voltar, apague o arquivo. Se ele demorar a voltar pode pegar o arquivo atualizado no fim do mês seguinte e substituir este, fazendo os mesmos passos.

conteúdo do arquivo

Note que apenas a partir da versão 2022.22.155 o SORGES passou a permitir o uso do arquivo. Se estiver com uma versão anterior recomendo atualizar, senão precisará mesmo desativar a configuração que mencionamos no início.

atualizações do sorges

Já se você possui um dos sistemas antigos, não tem como usar a tabela em arquivo, terá que desativar a configuração. Para isso entre em FERRAMENTAS, depois em CONFIGURAÇÕES, depois na aba NOTAS FISCAIS, e desmarque o campo CALCULAR TRIBUTOS APROXIMADOS….

Terá o mesmo efeito que no SORGES, ele não vai mostrar o texto na nota, nem validar os códigos ncm.

como ajustar os sistemas antigos

Porém, assim como no SORGES, deve ficar atento a versão. Apenas a partir da 8.234 ele passou a fazer isso, e se emite o SAT CF-e precisa da versão 8.238.

atualizações dos sistemas antigos

Embora este artigo tenha sido elaborado especificamente devido a este ataque recente ao site do ibpt ele servirá para casos futuros, onde por algum motivo ficar sem o serviço. É claro, uma outra opção seria não informar o ncm no cadastro do produto, mas não conseguirá emitir os documentos fiscais eletrônicos se fizer isso.