Neste artigos demonstro o cadastro de imóveis, para o segmento de imobiliárias.
Para acessar o cadastro entre em IMÓVEIS, na tela inicial:

Ao adicionar o imóvel, seu cadastro é sub dividido em abas:

Quase todos os campos são opcionais, você preenche conforme sua necessidade. Porém devemos destacar alguns deles. Começando pela aba GERAL (imagem acima):
- FUNCIONÁRIO RESPONSÁVEL: nele pode indicar um funcionário ou corretor responsável pelo imóvel Nas permissões do usuário tem como limitar para que o funcionário só enxergue os seus imóveis, caso julgue necessário (essa é a principal finalidade deste campo);
- DESCRIÇÃO: nos módulos onde seleciona o imóvel, é esta descrição que verá no campo que lista os imóveis. Se você não preencher o sistema cria uma descrição usando informações de vários campos do cadastro, como o código de referência, bairro, cidade, valor de venda e locação, número de quartos, suítes e banheiros;
- CÓDIGO REFERÊNCIA: é um código para facilitar a identificação do imóvel, você pode criar um ou deixar o que o sistema crie;
- ATUALIZAR: caso preencha o sistema avisa quando a data chegar. Pode usar se você quer renovar os cadastros periodicamente, por exemplo;
- ATIVO: se o imóvel já foi selecionado num contrato, por exemplo, não pode mais excluir, mas pode desmarcar este campo se não precisar mais dele;
- SITE e DETALHES: são usados para o site. O software não tem integração direta com site, mas tem módulo que envia os dados para uma tabela on-line, aí você pode contratar um desenvolvedor para usar estes e os demais campos do cadastro para montar seu site.
A segunda aba é a DETALHES:

Nesta aba detalhes podemos indicar os valores de venda, locação, condomínio, iptu, números de registro, de quartos, suítes, banheiros, etc…
Já na terceira aba ficam as CARACTERÍSTICAS:

A lista da esquerda tem as disponíveis, e a da direita as características selecionadas no imóvel. A lista já vem montada, mas pode usar os botões CRIAR e REMOVER para incluir ou eliminar itens dela (da lista esquerda). Já para mover opções entre as duas listas, para colocar ou tirar elas do imóvel, use os 3 botões superiores.
A seguir vem a aba PROPRIETÁRIOS:

Aqui cabe uma explicação mais detalhada. Os campos são estes:
- CLIENTE: é o cliente cadastrado, ou seja, o proprietário precisa ter um cadastro de cliente no sistema;
- PROPRIETÁRIO ATUAL: se está incluindo um novo imóvel é muito provável que este campo ficará marcado, mas com o passar do tempo você pode ter situações onde o imóvel foi vendido e passou para outra pessoa. O campo PROPRIETÁRIO ATUAL serve justamente para identificar se este proprietário é ou não o atual. Proprietários antigos ficam com o campo desmarcado;
- PORCENTAGEM: representa a posse do imóvel. Se ele só tem um proprietário atual, será sempre 100%. Se ele tem dois ou mais, distribua o percentual entre eles, mas o total deve dar 100%. Não abata taxa de imobiliária deste percentual, pois no contrato já tem os campos próprios para isso, o percentual tem que somar 100%, pois o sistema usa ele para calcular o repasse, e já desconta do repasse a taxa da imobiliária indicada no contrato;
- INÍCIO DA PROPRIEDADE: se o imóvel foi vendido, o proprietário novo deve ter este campo preenchido com a data da compra. Se o imóvel não tem proprietários antigos registrados ele pode ficar em branco;
- FIM DA PROPRIEDADE: se o imóvel foi vendido, o proprietário antigo deve ter este campo preenchido com a data da venda. Se o proprietário é o atual do imóvel, este campo fica em branco.
- CÓDIGO DO CONTRATO DE COMPRA e CÓDIGO DO CONTRATO DE VENDA: Você não precisa mexer nestes campos, quando registra um contrato de venda de imóvel o sistema ajusta eles sozinho.
Na prática, os campos INÍCIO e FIM DA PROPRIEDADE, e CÓDIGO DO CONTRATO DE COMPRA e de VENDA são preenchidos automaticamente, e só quando ocorre venda do imóvel, com transferência da propriedade. Neste caso você terá os proprietários antigo e novo cadastros juntos aqui, cada um com seus campos preenchido. O sistema preenche de forma automática estes campos, mas há uma exceção: se sua imobiliária está alugando o imóvel, mas o proprietário vendeu ele para outro “por fora” da imobiliária, e o novo que vai continuar com sua imobiliária, então não há como registrar um contrato de venda no sistema, e por isso pode só alterar manualmente as datas.
Embora não pareça, estes 4 campos são muito importantes, porque tanto para gerar o arquivo do DIMOB, como para gerar relatórios para os clientes, eles são usados para direcionar os pagamentos do contrato de forma correta para cada pessoa. Por exemplo, se o imóvel estava alugado mas houve transferência de proprietário em maio, os aluguéis até maio são do proprietário antigo, e os de junho em diante são do novo proprietário.
Para finalizarmos, o imóvel pode ter fotos. Há uma área à esquerda na tela para selecionar a foto principal do imóvel, e uma aba FOTOS DO IMÓVEL onde pode incluir mais imagens.

Se a imagem for muito grande o sistema só permitirá incluir ela caso concorde em reduzir o tamanho, o próprio sistema ajusta a imagem para reduzir.