SORGES – Características dos Contratos e Probabilidade de Negócio

Nesse artigo falarei sobre duas estatísticas presentes no SORGES, para o segmento de imobiliárias, que permitem analisar contratos e imóveis, para determinar seu potencial de negócios.

O SORGES possui duas estatísticas interessantes para os segmento de imóveis. Em CONSULTAS ESTATÍSTICAS:

São a “Características dos Contratos” e a “Probabilidade de Negócio”.

A Característica dos Contratos é uma estatística que analisa seus contratos e determina as características dos imóveis presentes dentro dele.

Na coluna ENCONTRATOS você verifica quantos contratos tem imóveis com a característica, e em TOTAL DE CONTRATOS visualiza a contagem total de contratos pesquisados. Em PERCENTUAL você visualiza a proporção entre o que foi encontrado com relação ao total. Ou seja, é uma estatística que permite a você saber quais são as características mais comuns nos contratos que você fechou.

Além dela temos a “Probabilidade de Negócio”:

Essa estatística vai um pouco além da anterior. Ela cruza as características dos imóveis que você tem disponível para venda ou locação, com a dos contratos fechados, para tentar determinar um percentual de similaridade, fazendo com que você identifique os imóveis que mais coincidem com os negócios fechados. Para entender ela precisamos entender as colunas PONTOS e MÁXIMO.

Cada imóvel tem suas características. Imagine que o imóvel tem sala de estar, cozinha e 2 quartos. O sistema vai contar quantos contratos com imóveis que tem sala de estar existem no sistema, quantos contratos com imóveis que tem cozinha, que tem 2 quartos, e assim sucessivamente. Ou seja, ele vai pegar cada uma das características do imóvel e contar quantos contratos achou de imóveis similares. A soma do número de contratos que achou é o valor da coluna PONTOS.

Já a coluna máximo é o valor teórico que um imóvel poderia pontuar, mas na prática provavelmente nenhum vai alcançar. Imagine que entre todos os imóveis ativos no sistema existem 30 características diferentes presentes neles: sala de estar, sala 2 ambientes, 2 quartos, 3 quartos, 1 suíte, etc… E você tem 10 contratos no sistema. Multiplicando esse número de 30 características pelo número de 10 contratos teríamos 300 pontos. Isso seria o mesmo que dizer que um imóvel pode ter todas essas 30 características, e um contrato também. Lógico que na prática não é assim, mas o objetivo é servir de referência mesmo. Dessa forma, o sistema vai estabelecer a pontuação, um máximo, o percentual entre os dois. Esse percentual naturalmente não significa uma chance real de negócio do imóvel, até porque muitos fatores o sistema não pode considerar, como localização, vizinhança, sazonalidade, a condição atual do mercado, entre outros. Mas com esses dados você no mínimo pode entender quais imóveis estão mais encaixados nos contratos que você costuma fechar, o que pode por exemplo facilitar na hora de você fazer anúncios do seu portifólio de imóveis, focando naqueles com maior chance de sucesso.