SORGES – Controlando pneus dos veículos

Neste artigo aprenderemos a controlar os pneus, sua compra, revenda e quilometragem.

O módulo de pneus é um pouco mais elaborado, por isso precisou ser separado das demais despesas do veículo. O pneu é uma entidade por si só, ele pode ser colocado no veículo, retirado do veículo, trocado de veículo, comprado, revendido, recapeado. São muitas operações, e para comportá-las existe o controle de pneus.

Para achá-lo vá em FROTA, na tela inicial:

tela inicial

Depois em PNEUS:

controle de frota

Vamos entender um pouco o cadastro do pneu:

cadastrando um pneu

Primeiro, o campo STATUS. Ele admite os seguintes valores:

  • DESCARTADO: o pneu não está mais na empresa, foi vendido ou atingiu a vida útil e foi descartado;
  • EM USO: o pneu está rodando no veículo;
  • EM USO (ESTEPE): está no veículo, mas não está rodando, é estepe;
  • EM ESTOQUE: o pneu está em estoque para ser usado em algum veículo.

Quando o pneu está em uso ou como estepe é preciso selecionar mais abaixo em qual veículo ele está.

Para controlar a compra do pneu você utiliza os campos FORNECEDOR, FORMA PAGTO COMPRA, DATA COMPRA, DATA GARANTIA, NOTA FISCAL e VALOR COMPRA. Para que ocorra lançamento no financeiro é preciso indicar o fornecedor, a forma, a data e o valor da compra.

Os campos CATEGORIA e POSIÇÃO são controles seus, e são opcionais, fica a seu critério se e como usar.

Mais adiante temos as quilometragens, e é principalmente aí que precisa ter atenção Se o pneu está com status EM USO (não como estepe) o sistema contabiliza a rodagem do veículo, para gerar alerta sobre a vida útil do pneu. São os seguintes campos:

  • KM INICIAL: é a quilometragem que o veículo tem quando você coloca o pneu nele;
  • KM ATUAL: é a quilometragem atual do veículo. Ela é atualizada automaticamente conforme o veículo vai andando, ou seja, quando você registra movimentos que envolvem alteração na km do atual veículo em outros módulos. Com isso o sistema também vai ajustando a km acumulada de forma automática, e é assim que ele consegue gerar alerta. Porém esta atualização só acontece se o status estiver como EM USO (não como estepe);
  • KM ACUMULADA INICIAL: é a quilometragem que o pneu já tinha rodado quando você colocou ele no veículo. Num pneu novo, por exemplo, será 0;
  • KM ACUMULADA: indica quantos quilômetros o pneu rodou, e é calculado de forma automática. O cálculo é esse: KM ATUAL – KM INICIAL + KM ACUMULADA INICIAL;
  • VALIDADE KM: representa a validade estimada do pneu Quando a km acumulada bater este valor o sistema começa a alertar sobre este pneu, para que faça a troca.

Caso você retire o pneu do veículo por algum tempo, ou passe ele para outro veículo, é interessante alterar a KM ACUMULADA INICIAL, e informar nela a KM ACUMULADA no momento. Aí você reinicia a KM INICIAL e a KM ATUAL, para recomeçar a contabilização sem perder o que já tinha acumulado antes. Essa mesma regra vale para caso o pneu seja movido para estepe.

Caso venha a revender o pneu, na aba REVENDA poderá informar o cliente ou fornecedor que comprou, a forma de pagamento, a data e o valor, para que ocorra também um lançamento financeiro a crédito referente a esta venda.

cadastrando um pneu

Existem ainda as abas DETALHES e RECAPAGEM, com informações técnicas do pneu, que são opcionais.

Na parte superior da tela existem duas funções:

  • CAIXA: ao clicar nela abrirá o financeiro e verá os lançamentos que foram gerados do pneu selecionado, seja pela compra ou pela revenda do pneu;
  • RECAPEAR: esta função facilita o processo de recapagem e funciona assim: ao selecionar o pneu e usar esta função o sistema criará uma cópia dele. O antigo ficará com status descartado, e o novo ficará com quilometragens zeradas, e sem informações da compra. Você poderá usar as informações da compra para indicar o custo da recapagem, e poderá informar as quilometragens de novo quando colocar ele em uso.