O Sorges possui um banco de dados, que é uma estrutura organizada de informações. Conforme atualizações são feitas no software para incluir, alterar ou remover recursos, o banco de dados pode sofrer modificações. Devido a isso, caso o programa esteja numa versão diferente daquela para a qual o banco de dados foi modelado, você poderá ver um erro parecido com este ao abrir:

Se você ler a mensagem é auto explicativa, o banco de dados estava rodando num programa com a versão 2021.3.3, porém agora o programa que está instalado e tentando acessar este banco de dados está na versão 2021.4.4. Existem vários fatores que podem levar isso a acontecer, mas os mais prováveis são estes:
- Você restaurou um backup de uma versão anterior do sistema. No exemplo do erro acima, o backup foi feito na versão 2021.3.3, porém o programa instalado agora está na 2021.4.4;
- Você reinstalou o sistema “por cima” da instalação que já tinha no computador. Você tinha a versão 2021.3.3 instalada, porém baixou o instalador da 2021.4.4 do site e instalou novamente, sobrescrevendo os arquivos;
- Você instalou um novo terminal na rede, mas a versão instalada nele é diferente da versão do servidor. Por exemplo, o servidor está na versão 2021.3.3, mas o novo terminal está na 2021.4.4.
Seja qual for o fator que levou a isso, é fácil solucionar o problema, e existem duas formas de fazer:
Atualizando o SORGES/SORGES LIGHT
A primeira forma seria atualizar o Sorges. Para isso, basta seguir os passos disponíveis neste link. Entretanto, a atualização requer um código de compra válido. Dependendo da validade do seu código pode não ser possível atualizar sem adquirir um novo, o que nos leva ao segundo método. É interessante atualizar todos os computadores usando o mesmo instalador, para que todos fiquem na mesma versão.
Instalando a Versão do Banco de Dados
A segunda forma de resolver o problema é instalando a versão do programa equivalente a do banco de dados. A própria mensagem de erro do exemplo acima indica que a versão do banco de dados é a 2021.3.3. Logo, você terá que baixar e instalar esta versão. Tome cuidado para não desinstalar nada, você só precisa baixar a versão correta e instalar ela sobre a atual.
Assim como no caso da atualização, antes de qualquer coisa recomendo fazer um backup dele, caso não saiba como consulte este tópico. O backup sempre é uma salvaguarda para seus cadastros, assim se cometer algum erro no processo não perderá o que já cadastrou antes.
Para instalar a versão correta do programa basta acessar a página de versões e baixar a versão correspondente a que precisa. O link é esse:
Página de versões do SORGES: https://soriodev.com.br/versoes-sorges/
Página de versões do SORGES LIGHT: https://soriodev.com.br/versoes-sorgeslight/
Feito isso, execute o instalador. Você pode selecionar tanto a opção INSTALAÇÃO SERVIDOR como a opção INSTALAÇÃO CLIENTE, para efeito de correção da instalação qualquer uma delas serve. Porém, se você usa o Sorges em rede e estiver corrigindo um terminal de rede, a opção neste caso tem que ser a INSTALAÇÃO CLIENTE. Quando concluir a instalação pode abrir o programa normalmente.