SORGES – Entendendo o erro “nota com status x não pode ser transmitida novamente”

Ao tentar gerar o xml ou transmitir/enviar um documento fiscal, seja ele uma NF-e, uma NFC-e, CF-e SAT, MDF-e ou CT-e OS, o sistema pode apresentar uma mensagem parecida com essa: Nota com status TRANSMITIDO, DENEGADO, CANCELADO e ERRO DE CONEXÃO não pode ser transmitida novamente!

O erro pode variar um pouco, citando em vez de “nota” os termos “cupom”, “manifesto” ou “conhecimento”, dependendo do documento. E os status também podem variar um pouco, incluindo “encerrado” no caso dos MDF-e, ou “enviado” e “teste fim a fim” no caso do CF-e. Porém o motivo é sempre o mesmo, e neste artigo ensinarei a entender e resolver esta questão.

Para começar, vamos ver um exemplo da mensagem de erro:

Esta mensagem pode aparecer quando tenta gerar o xml (exceto no CF-e, que não tem esta função), e quando tentar transmitir ou enviar o documento fiscal.

Apesar de se apresentar como um erro, não se trata de um bug do programa, mas sim de um comportamento esperado. É um bloqueio de segurança que o programa faz.

Em todos os documentos fiscais você perceberá que existe um campo ESTADO ATUAL no início do cadastro, como na imagem abaixo:

Este é o STATUS ao qual o erro se refere, e o SORGES controla este status de forma automática. Por exemplo, quando clica em adicionar, preenche um documento e salva, ele fica com status CRIADO. Ao gerar o xml, o status muda para XML GERADO. Ao transmitir o status fica como TRANSMITIDO, ou ENVIADO se for CF-e. É assim que o sistema sabe em que pé está o documento, para saber o que você pode ou não fazer. Por exemplo, você não pode transmitir de novo uma nota que já foi transmitida, e para bloquear isso é que o sistema controla o status.

E é exatamente isso que ocorre quando aparece este erro, você está tentando gerar o xml ou transmitir um documento que não pode mais. Vamos entender os status que podem aparecer na mensagem de erro:

  • TRANSMITIDO: significa que o documento já foi transmitido para a Sefaz. Este status pode ocorrer em NF-e, NFC-e, MDF-e e CT-e OS;
  • DENEGADO: também significa que o documento já foi transmitido, porém a Sefaz denegou (recusou). Diferente de uma rejeição, nestes casos você não pode mais tentar enviar de novo, nem mesmo cancelar o documento. A denegação ocorre quando sua empresa ou seu cliente está com alguma irregularidade. Altere o documento e verifique o campo MENSAGEM DE RETORNO para saber quem é. Se for o emitente você tem que resolver, mas se for o destinatário que está com irregularidade, alerte seu cliente. Este status pode ocorrer em NF-e, NFC-e e CT-e OS;
  • CANCELADO: o documento foi transmitido e depois você cancelou ele na Sefaz. Este status pode ocorrer em NF-e, NFC-e, MDF-e e CT-e OS;
  • ENCERRADO: o documento foi encerrado quando o veículo voltou. É um status específico do MDF-e;
  • ERRO DE CONEXÃO: ao transmitir o documento ocorreu um erro de conexão, então o sistema não sabe se ele foi ou não recebido pela Sefaz, por isso bloqueou. Este status pode ocorrer em NF-e, NFC-e, MDF-e e CT-e OS;
  • ENVIADO: é um status específico do CF-e e equivale ao status TRANSMITIDO dos outros documentos;
  • TESTE FIM A FIM: também é um status espífico do CF-e, e é igual ao ENVIADO, mas ocorre quando o cupom foi usado como teste de envio.

Observando a lista acima quase todos os status são definitivos, ou seja, se foi transmitido, cancelado, encerrado, enviado, denegado, você não precisa fazer mais nada com aquele documento, então não há porque tentar gerar o xml ou transmitir de novo. Você pode confirmar o status atual do documento apenas alterando ele e olhando o campo ESTADO ATUAL.

Porém, um dos status requer atenção, o “ERRO DE CONEXÃO“. Ele não ocorre no CF-e, mas ocorre em todos os outros documentos fiscais. Neste caso você não sabe o que aconteceu com o documento, então o primeiro passo é descobrir isso. Para isso, use a função CONSULTAR, na imagem abaixo mostramos um exemplo de onde ela fica no módulo de NF-e/NFC-e, mas é parecido nos outros:

Ao clicar em CONSULTAR, se nenhum erro ocorrer o sistema fará uma consulta usando a chave de consulta do documento, e vai retornar uma mensagem indicando se ele foi ou não transmitido. Se foi recebido pela Sefaz, então o sistema já deve atualizar tudo, o xml e o protocolo de entrega. Aí você conseguirá imprimir ele ou realizar alguma outra operação. Neste artigo se encerra aqui, você não precisa fazer mais nada.

Mas se a Sefaz de fato não recebeu o documento, você tem duas opções:

Primeira: caso esteja usando a versão 2023.89.659 ou superior, você pode ativar o AJUSTE GLOBAL com identificador C0157:

Esse ajuste permite forçar a transmissão de um documento com erro de conexão. Existe também um ajuste C0158 para permitir isso também na função gerar xml, mas não recomendamos ativar essa, a menos que saiba o que está fazendo.

Segunda: a outra opção, que é a que recomendo, é inutilizar a nota e fazer outra. Observe que alguns modelos de documentos não tem essa opção, como por exemplo o CT-e OS a partir da versão 4.00. Mais abaixo ensinarei como inutilizar e como clonar a nota original para criar uma cópia exata, agilizando o trabalho.

Para inutilizar você clica em AÇÃO, e conseguirá ver uma função INUTILIZAR, como ocorre no módulo de NF-e / NFC-e (abaixo):

Aí você adiciona uma inutilização e preenche os campos. O modelo será de acordo com o documento (NF-e é 55, NFC-e é 65, e assim por diante), a série é a mesma que está usando, o ano preencha com 2 dígitos, os números inicial e final serão o mesmo se está inutilizando uma nota só, e na justificativa descreva o porque (exemplo: DEVIDO FALHA DE CONEXÃO NÃO FOI POSSÍVEL RETRANSMITIR O DOCUMENTO).

Salve a inutilização e transmita ela, clicando em TRANSMITIR lá no topo.

Para finalizarmos, temos a questão do que fazer com o documento. Se a transmissão falhou e você ainda quer enviar ele, será necessário fazer outro documento (outra nota, por exemplo). Para que você não tenha que digitar manualmente tudo de novo, clique no botão MAIS no canto superior esquerdo da tela, e e CLONAR/DUPLICAR REGISTRO SELECIONADO:

O sistema fará uma cópia exata do documento, aí você pode gerar o xml e transmitir ele. Porém se estiver ocorrendo algum problema na sua internet ou na Sefaz, nada impede que você tenha novamente o erro de conexão, então talvez seja interessante aguardar um pouco para fazer isso.