Vamos aprender a importar o estoque dos produtos através de um arquivo csv, que pode ser editado em qualquer software editor de planilhas.
Antes de começar, é interessante que você saiba como funciona o formato CSV. Nesse artigo explico como importar dados de outros sistemas para o SORGES via arquivo CSV, é uma explicação bem mais completa, e inclusive uso o controle de produtos como demonstração:
A importação de cadastros funciona bem, mas no caso dos produtos ela não trás o estoque do produto, pois o estoque é calculado de forma automática quando ocorre um movimento, como um acerto, uma compra ou uma venda. A partir da versão 2024.142.976, uma nova função foi incluída no controle de produtos especificamente para importar o estoque. É possível usar até o mesmo arquivo que usaria para importar o cadastro do produto no processo, porém o arquivo precisa ter no mínimo o código de barras ou a descrição do produto (uma das duas informações) e a quantidade em estoque. Não tem problema se o arquivo tiver o código e a descrição, nesse caso ele vai priorizar o uso do código de barras para achar o produto.
Se você já viu o arquivo acima ou conhece o formato, vamos a prática. O arquivo precisa ter essa formatação:
No exemplo acima tenho o arquivo com a coluna PRO_CODBARRAS, que é o código do produto, a PRO_DESCRICAO, que é a descrição, e a PRO_EST_ATUAL, que é o estoque atual do produto. Lembrando que não precisa ter as duas colunas, mas se tiver não tem problema, ele vai priorizar a busca pelo código. Também não tem problema se for um arquivo com mais colunas, que você usou para importar os cadastros. Porém o arquivo deve estar na codificação UTF-8, assim como indicado no artigo do link acima.
Ao abrir numa planilha, o arquivo fica parecido com isso:
No controle de produtos, você importa ele pelo botão AÇÃO, e em IMPORTAR ESTOQUE DE ARQUIVO CSV:
O sistema vai pedir uma confirmação, autorize e aguarde o processo. Quando terminar refaça a pesquisa para ver os cadastros atualizados. Se entrar em ESTOQUE, verá os lançamentos que ele fez:
Como pode ver na imagem abaixo, ele fará acertos de estoque e usará o histórico ESTOQUE IMPORTADO DE ARQUIVO CSV para diferenciar esses acertos.
Essa rotina pode ser usada em várias situações:
- Quando está importando os cadastros de outro sistema para o nosso, e quer incluir o estoque;
- Quando você exportou os produtos e estoque em csv para abrir no Excel e então editar os estoques dos produto (não tem muito motivo para fazer isso, mas alguns preferem assim), aí consegue importar a planilha depois;
- Quando você quer limpar a base, porém mantendo os cadastros de produtos e de estoque. Nesse caso pode exportar os produtos antes, e depois que resetar a base, importa os cadastros, e posteriormente o estoque.