Neste artigo ensinarei sobre coisas que você pode fazer para melhorar o desempenho do SORGES, deixando ele mais rápido, sejam alterações no sistema, no hardware ou nos programas instalados. Mas antes de começarmos, muito importante: muitas das telas, campos e funções vistas nesse artigo existem apenas no SORGES, e não no SORGES LIGHT. Isso porque o SORGES LIGHT é uma versão mais compacta do SORGES, e muita coisa foi removida dele, o que aliás já deve deixar ele naturalmente mais leve. Tenha isso em mente enquanto estiver acompanhando esse artigo, e não se assuste caso não veja o recurso no SORGES LIGHT, apenas pule para a dica seguinte.
Existem 3 coisas que podem interferir no desempenho do SORGES. Além claro do próprio SORGES, temos o hardware e os demais programas instalados em seu computador.
Quanto ao hardware, não temos como definir uma especificação única, pois cada empresa tem suas necessidades. Uma empresa que faz 50 vendas por dia e usa dois computadores em rede é completamente diferente de uma que faz 2000 vendas ao dia com 12 computadores em rede. A especificação de hardware nesse segundo caso sem dúvida é maior. Se tiver dúvidas pode entrar em contato conosco e podemos sugerir um hardware mais adequado de acordo com sua necessidade.
Já quanto ao nosso sistema, algumas coisas podem ajudar a melhorar o desempenho.

A primeira delas fica em AJUSTES LOCAIS, na aba DIVERSOS. Ali você encontrará a configuração BLOQUEAR MONITORAMENTO E CRIAÇÃO DE ARQUIVOS DE LOG. Quando ocorre algum erro no sistema que não foi previsto por nós, ele vai gerar uma “exceção”, uma mensagem que muitas não ajuda muito a identificar o porque daquele erro. Caso este campo esteja desmarcado o sistema criará na pasta C:\SORIODEV\SORGES\LOGS um arquivo de log que contém a mensagem de erro e as funções que internamente ele executou antes de ocorrer este erro. Isto pode nos ajudar a identificar o motivo do erro e descobrir uma forma de evitá-lo ou corrigi-lo. Porém, se o programa está funcionando sem problemas, isso também significa que este log é desnecessário, e assim pode marcar este campo para que o log não seja criado.
O que faz o sistema trabalhar mais lento é o fato de que ele fica armazenando em memória as últimas funções executadas. Porém quando este campo está marcado ele não vai criar o log, então não precisa armazenar a lista de funções na memória, e é aí que ele fica um pouco mais rápido. Em computadores que já são rápidos talvez quase não sinta diferença, mas em computadores com hardware mais modesto pode fazer uma boa diferença.
Temos outras 3 configurações em AJUSTES GLOBAIS. A primeira dela e a com identificador C0034:

Esta configuração determina por quanto tempo o sistema deve manter logs armazenados no banco de dados. Esses logs não tem haver com o que vimos acima. São das operações do sistema. Por exemplo, quando um registro foi incluído, alterado ou excluído, quando clicou num botão, ou o tempo que levou para fazer uma consulta. Essas operações geram diferentes logs no sistema, e servem para muitas coisas. Você consegue saber que usou o módulo, quem alterou um cadastro, e isso lhe permite monitorar o uso do sistema pelos seus funcionários.
Por padrão o sistema mantém logs dos últimos 15 dias. Você pode aumentar ou diminuir esse tempo de acordo com sua necessidade. Se é muito importante manter o rastro dos funcionários por mais tempo pode aumentar. Porém se só você usa o programa pode até reduzir para 1 dia, por exemplo. Antes da versão 2023.64.486, informar 0 fazia com que o sistema não limpe mais os logs, não era recomendado fazer isso. A partir da versão 2023.64.486, informa 0 fará com que o sistema interrompa o monitoramento e não gere logs, o que deve deixar ele bem mais rápido. Quanto mais tempo ele mantém logs, maior ficará a base de dados, e mais lenta ela tende a se tornar.
Temos também o ajuste C0050:

Também é log, porém é específico de operações feitas em comandas no PDV, é um log separado. Da mesma forma, o valor padrão é 15 dias, você aumentar ou reduzir o tempo o sistema manter esses logs de acordo com o que precisar.
Temos ainda um outro ajuste, o C0048. Caso desmarque o sistema não vai mais aplicar as promoções dos produtos, por isso altere somente se realmente não precisa delas:

As promoções a que me refiro são aquelas que estão no botão AÇÃO do controle de produtos, na opção PROMOÇÕES:

Estas promoções permitem aplicar descontos automaticamente nos produtos dependendo da quantidade adquirida:

Há um artigo explicando isso, então não entrarei em detalhes. Mas essas promoções afetam negativamente o tempo que leva para adicionar produtos numa venda, e isso é especialmente sentido no ponto de venda.
Além dessas configurações todas, temos ainda um módulo de ferramentas. Você pode acessá-lo pelo atalho SORGES – FERRAMENTAS em sua área de trabalho.
O problema aqui é que este módulo permite configurar alguns serviços (na aba SERVIÇOS), que fica rodando na memória. E alguns desses serviços podem impactar muito no programa. Um deles é o BACKUP AUTOMÁTICO. Também tem um artigo aqui na central de ajuda falando sobre ele.

Apesar de ser extremamente recomendável fazer backup periodicamente, o backup automático pode não ser uma opção tão boa. Além de manter os arquivos no próprio computador, o que quase não dá segurança, durante a execução do backup o programa pode ficar lento. E o processo de backup pode variar de alguns segundos a até horas, dependendo do tamanho da base e do seu hardware. Imagine ligar o computador e ele começar um backup que vai levar meia hora. Durante essa meia hora o programa vai ficar bem lento e pode até travar. Então o uso dessa função deve ser feito com cuidado, configurando um tempo adequado e tendo ciência de que se ela demorar o programa vai ficar lento.
Outro serviço que pode afetar muito o programa é o SINCRONIZADOR DE SERVIDORES.

Existe um artigo aqui na central de ajuda explicando ele em detalhes, mas para resumir, você pode ter 2 ou mais servidores em computadores distintos trocando informações em rede. Como ele precisa fazer consultas e operações no banco de dados de uma só vez, durante a sincronização o sistema pode ficar lento.
Algo que pode fazer para otimizar um pouco o banco de dados é usar a função COMPACTAR:

Essa função nada mais faz do que um backup e uma restauração logo em seguida. A questão é que quando você exclui coisas do banco de dados vão ficando espaços em branco. Este procedimento reorganiza a base, inclusive agrupando dados das tabelas em setores do arquivo do banco de dados. Então além do tamanho dele diminuir, ele fica mais organizado e mais rápido.

Para usar a função é preciso que o SORGES esteja fechado em todos os computadores.
Isso é o que pode fazer no SORGES. Mas é interessante também entender um pouco o seu computador, não só o hardware, mas os programas instalados nele. Não vou fazer um curso sobre isso, mas tenho algumas dicas.
Clique com o botão direito do mouse lá embaixo, na barra de ferramentas (essa dica vale para Windows 11). Aí clique em GERENCIADOR DE TAREFAS:

Fazendo isso verá o gerenciador de tarefas do Windows. Ele permite visualizar muitas coisas do seu computador em tempo real:

Essa tela acima é a lista de programas iniciados com o Windows. E dá para ver que ele aponta até o impacto desses programas. Assim, se o computador está lento ao iniciar você pode analisar essa lista, e dependendo do caso até desabilitar algum ou outro programa.
Temos também o monitoramento dos recursos:

Ele apresenta o uso de processador, de memória, de disco, de rede, da placa de vídeo. Você ver se o computador está sobrecarregado no momento, usando muito processador, muita memória, se o hd ou ssd está com uso muito pesado.
E nesta aba temos a lista de programas abertos:

Ela mostra cada programa e seu consumo de processador, memória, disco, rede e placa de vídeo. Assim pode ver mais especificamente qual programa está consumindo muito do computador.
Essas são coisas que permitem analisar seu computador. Um alto consumo de recursos não necessariamente que dizer que o programa é pesado, pode ser que seu hardware também seja muito modesto. Analisar isso exige algum conhecimento, não é algo que alguém 100% leigo conseguirá fazer. Se esse for seu caso, pode pedir que um técnico ou alguém com mais conhecimento lhe ajude.
Tudo isso são dicas de otimizações e verificações que você pode fazer. Mas claro, também aceitamos sugestões de melhorias no software. Porém há um limite de o quanto se dá para melhorar, então procure dimensionar sua infraestrutura a sua necessidade.