SORGES – Promoção troca por pontos

Neste artigo aprenderemos a usar um tipo de promoção onde o cliente ganha pontos ao comprar certos produtos, e pode usar esses pontos para trocar por outros produtos.

Para começar, devemos definir os pontos no cadastro de cada produto:

O campo PONTOS GANHOS NA VENDA representa quantos pontos o cliente ganha ao comprar o produto. Caso fique zerado o sistema não ganhará ponto algum. Já o campo PONTOS USADOS NA TROCA indica quantos pontos ele precisa ter para obter o produto. Se ficar zerado o sistema considera que o produto não pode ser trocado por pontos.

A partir do momento que definiu os pontos e o cliente começa a comprar esses produtos, a pontuação vai sendo somada no cadastro dele. E quando ele atinge o limite necessário pode trocar os pontos por produtos:

Para isso, pode ir no controle de clientes, clicar em AÇÃO, e em TROCAR PONTOS POR PRODUTOS, como na imagem acima. O sistema mostrará então uma tela com a lista de produtos que podem ser obtidos com os pontos que ele tem:

Nessa tela só verá os produtos para os quais você definiu uma pontuação para troca, ou seja, o campo PONTOS USADOS NA TROCA não estiver zerado, e só os produtos cuja pontuação seja igual ou menor ao saldo atual do cliente. Se o cliente tem 11 pontos, como na imagem acima, só pode levar produtos que custem 11 pontos ou menos.

No topo do controle de clientes você pode usar o botão PONTOS para ver um extrato deles:

Algo similar a isso:

O extrato mostra alguns detalhes da venda, e em CRÉDITO quantos pontos ele ganhou por ter adquirido o produto, enquanto em DÉBITO quantos pontos perdeu por ter trocado por um produto.