SORGES – Rastreando seriais

Neste artigo aprenderemos a rastrear um produto por número de série.

Quando você lança um acerto de estoque, uma compra, uma venda, uma ordem de serviço, rma, empréstimo, despesa de veículo, ou qualquer outro lançamento que envolva mexer no estoque de um produto, você perceberá a presença de um campo SERIAIS. Veja um exemplo no acerto de estoque:

cadastro de acerto de estoque

No módulo de compras:

cadastro de itens comprados

No módulo de vendas:

cadastro de itens vendidos

Em ordem de serviço:

cadastro de itens da o.s

Neste campo seriais você pode informar os números de série dos produtos que está movimentando. Vale dizer que você não é obrigado a fazer isso, que nem todos os produtos terão número de série, e que você só fará se quiser usar este recurso. Provavelmente ele será mais interessante em produtos da área de tecnologia, como tvs, smartphones, máquinas de lavar, computadores e componentes, entre outros. Você pode informar os seriais separando-os por vírgula, ponto e vírgula, um por linha, como preferir. Se fizer a compra de 5 unidades, informará os 5 seriais, de cada uma, por exemplo.

Alimentando o sistema desta forma, poderá ir no controle de produtos, em AÇÃO, depois em CONSULTAS:

controle de produtos

E em CONSULTAR SERIAIS:

consultas de produtos

Aí basta fazer a pesquisa pelo serial que desejar, e poderá ver todo o fluxo de movimento dele dentro do sistema, desde a compra até a venda.

consulta de seriais

Nesta tela de consulta, ao clicar em LOCALIZAR o sistema abrirá o módulo onde está o lançamento selecionado na tela, e clicando em SERIAIS você verá uma mensagem com os seriais contidos naquele registro, pois eles podem ser muito grandes para aparecerem na lista.

Você deve estar se perguntando, qual a vantagem de fazer isso? Existem duas na verdade:

A primeira é rastrear a compra. Você comprou um produto, e ele veio com defeito. Se você tem o serial no produto, e registrou ele corretamente no sistema, não terá dúvidas sobre qual compra de qual fornecedor veio aquele produto, para que possa cobrar uma solução, desde o reparo do produto até uma possível devolução.

A segunda vantagem é ainda mais importante: o cliente comprou um produto com você, e ele apresentou defeito. O cliente trás o produto, e com base no serial você pode confirmar se realmente foi com você que ele comprou, pois nada impede que ele esteja trazendo um produto adquirido de outra empresa que se recusou a atende-lo, por exemplo. E ao informar o serial na venda, quando emitir a nota fiscal ele entra como uma informação adicional do produto, o que lhe dá mais garantia para evitar que o cliente lhe “passe a perna” ou cobre por algo que não tem direito. E também com este mesmo número, além da venda vai rastrear a compra, para cobrar o fornecedor.