Ao transmitir um documento fiscal eletrônico você pode receber uma rejeição caso ele não esteja em conformidade, por exemplo, por estar com algum valor preenchido incorretamente. Porém, existem algumas rejeições que não tem haver diretamente com o preenchimento do documento em si, e uma delas é a rejeição 999: erro não catalogado.
O erro 999 é uma rejeição genérica usada para indicar um erro não mapeado. Geralmente ocorre por falha, indisponibilidade ou intermitência na Sefaz. Este código de retorno pode indicar que a Sefaz está indisponível ou ficará em breve.
Você pode tentar retransmitir o documento, muitas vezes conseguirá autorizá-lo numa segunda tentativa. Se o erro persistir, é recomendável primeiro consultar o site da Sefaz e verificar se existe a notícia de alguma instabilidade ou indisponibilidade em seu serviço. Caso não encontre esta notícia é interessante entrar em contato com a Sefaz avisando sobre o erro. Após o serviço da Sefaz ser normalizado poderá então transmitir novamente o documento, na maioria das vezes ele será autorizado sem problemas.
Não existe uma ação ou correção que você possa fazer quando este erro ocorre, pois conforme descrito acima, o problema está no serviço da própria Sefaz. Tudo o que pode fazer é retransmitir o documento quando a Sefaz resolver o problema.