SORGES – Rejeições 462, 463 e 464, relativas ao CSC

Neste artigo aprenderemos a resolver as seguintes rejeições:

  • Rejeição 462: Código Identificador do CSC no QR-Code não cadastrado na SEFAZ
  • Rejeição 463: Código Identificador do CSC no QR-Code foi revogado pela empresa
  • Rejeição 464: Código de Hash no QR-Code difere do calculado

Todas estas rejeições se referem ao CSC, o código de segurança do contribuinte, para emissão da NFC-e, a nota fiscal de consumidor eletrônica. Já devo adiantar que parte da solução está no acesso ao site da Sefaz do seu estado, na área onde cadastra e exclui estes CSC. Como isso varia de um estado para outro não será incluso neste tutorial, mas se não sabe como fazer pode solicitar auxílio do seu contador.

O CSC é composto de 2 campos, um identificador e o próprio CSC, e ambos estão disponíveis no site da Sefaz. Você obterá estas duas informações e vai configurá-las no sistema, na verdade você até já fez isso, pois se está vendo qualquer uma destas 3 rejeições o problema está no CSC que configurou em nosso sistema.

A rejeição 462 refere-se ao fato de o código que configurou não estar cadastrado na Sefaz. Enquanto isso, a 463 indica que ele foi revogado por você, ou seja, que foi cancelado/excluído. Por fim, a rejeição 464 é um pouco mais complexa, ela ocorre quando a url do qr code gerada por nosso sistema é diferente daquela que a Sefaz calculou e estava esperando encontrar dentro da nota. Como nosso sistema calcula a url corretamente, o ponto provável que ocasionou o erro é o CSC, devido a você ter usado um identificador de outro CSC, ou seja, o identificador e o CSC não coincidem com o que está na Sefaz.

O primeiro passo para solucionar isso é acessar o site da Sefaz, como dissemos acima, e entrar na área onde cria e revoga CSC. Lá você vai anotar o identificador e o CSC, exatamente como aparece no site, incluindo zeros, símbolos e letras maiúsculas e minúsculas. Se por acaso não tem nenhum CSC ativo precisará criar um. E tenha atenção também ao fato de que existem códigos para homologação (testes) e produção. Se você tentar emitir uma nota em produção com um código de testes não vai funcionar.

Com os códigos em mãos, acesse nosso sistema e entre no controle de empresas:

tela inicial

Altere a empresa e vá na aba FISCAL:

cadastro da empresa

Nos dois últimos campos você preenche as informações. Em ID DO CSC vai indicar o código identificador, e em CSC o código de segurança. Lembrando, tem que ser igual está no site da Sefaz.

Provavelmente ainda terá no sistema a nota com erro. Se ainda puder e quiser transmitir ela, pode gerar seu xml de novo e transmitir. Para isso, comece indo ao módulo de notas fiscais:

tela inicial – fiscal

Primeiro recomendo localizar e alterar a nota fiscal, pois a NFC-e tem limite de 5 minutos a partir da data/hora de emissão para ser transmitida. Como você levou um tempo resolvendo o problema certamente já passou este prazo, então pode corrigir estes campos, colocando a data e hora atual:

cadastro da nfc-e

Depois que salvar, pode usar o botão GERAR XML para gerá-lo de novo, e TRANSMITIR para enviar ela para a Sefaz:

Controle de notas fiscais

Caso o problema do CSC ainda se repita volte e revise tudo, pois com certeza haverá algum erro nos campos que preencheu com relação ao que está na Sefaz.