SORGES – Resolvendo o erro “bloqueio autônomo” do SAT CF-e

O aparelho SAT possui uma função de bloqueio, que como o nome indica, impede que você envie cupons fiscais eletrônicos para ele. Existem três tipos de bloqueio: o bloqueio feito pelo contribuinte, o bloqueio feito pela Sefaz, e o bloqueio autônomo. Neste artigo veremos como resolver especificamente o bloqueio autônomo.

Na verdade, o processo para desfaze-lo é bastante simples, por isso nem farei um vídeo explicando. Este bloqueio autônomo pode ocorrer em duas situações: quando o certificado digital do SAT venceu, ou quando ele fica sem conexão com a internet por um período muito longo. No momento em que escrevo este artigo este período é de 15 dias, mas pode mudar futuramente.

Se o problema for a internet, basta reconectar o aparelho na internet e aguardar alguns minutos para que o bloqueio seja desfeito. Já se o problema é o certificado, provavelmente tudo o que você precisa fazer é religar o aparelho para que ele renove o certificado.

Se nenhum destes procedimentos resolver o problema será necessário que contate o fabricante.

Você pode encontrar mais informações sobre bloqueios do SAT neste artigo no site da Sefaz: https://portal.fazenda.sp.gov.br/servicos/sat/Paginas/Bloqueio-SAT.aspx