SORGES – Resultados do veículos

Nesse artigo apresentarei a estatística de resultado dos veículos.

Disponível em CONSULTAS ESTATÍSTICAS:

Está o RESULTADO POR VEÍCULO, logo na primeira aba:

Ela dispõe de 3 tipos de consulta: as duas primeiras trazem o resultado de um só veículo, enquanto a última traz um resultado apenas com os totalizadores mais importantes, exibindo uma lista de veículos para que você compare:

No caso das duas primeira, precisa selecionar o veículo que deseja visualizar. Veja um exemplo de relatório do histórico simples:

A consulta é muito fácil de ver e entender, mas acredito que tem um ponto que devo explicar melhor. Ali na parte inferior temos uma área de resultados, e você notará a presença de dois totais com km rodada: a KM RODADA propriamente dito, e a KM REGISTRADA EM ABASTECIMENTOS.

O sistema tem o registro do deslocamento dos veículos, que é feito nos fretamentos, nas linhas diárias, e nas saídas dos veículos registradas lá no próprio controle de frota. Esses deslocamentos tem uma KM INICIAL e FINAL. E é baseado nelas que o sistema calcula a KM RODADA.

Por outro lado, o sistema também tem um registro de despesas dos veículo, onde você registra os abastecimentos. E no registro do próprio abastecimento, você pode indicar a KM ANTERIOR e ATUAL. É com base nessas duas que ele calcula a KM REGISTRADA EM ABASTECIMENTOS.

Ou seja, temos uma KM rodada que se baseia nos deslocamentos dos veículos, e outra que se baseia no registro dos abastecimentos. O sistema calcula as duas, e também faz um cálculo de consumo por litro de ambas, como você pode ver em KM POR LITRO, e em KM POR LITRO (EM ABASTECIMENTOS). Não existe uma opção “mais certa” ou “mais errada”, você é que escolhe como acha interessante usar, qual acha mais interessante considerar. Imagine um veículo que roda 300KM por dia, e para o qual você faz uma consulta que traga dados de 1 mês inteiro. É muito provável que a diferença entre as duas seja bem pequena. pois ele rodou muito e abasteceu muito. Já se o veículo roda 30KM por dia, e você faz uma consulta de 2 dias apenas, talvez acabe nem tendo abastecimento no período, e mesmo se tiver, vai dar uma discrepância grande nos totais baseados na rodagem e no abastecimento. É por isso que o sistema traz as duas opções, assim você escolhe qual lhe interessa mais.