Vamos aprender a integrar o SORGES e o SORGES LIGHT com catracas expedidoras de comandas.
Para começar vamos a uma breve explicação sobre como elas funcionam. Quando a empresa opta por implantar catracas de acesso, haverão duas, sendo uma expedidora de comandas e outra coletadora.
O cliente entra no estabelecimento e passa pela expedidora, onde pegará uma comanda. Ao dirigir-se ao balcão o funcionário vai abrir a comanda usando o número do cartão. A comanda então passará a existir no sistema, o que indica que o cliente ainda não pagou. Quando ele for ao caixa, o funcionário que lá estiver fará o mesmo, vai puxar a comanda desse cliente, mas nesse caso vai finalizar ela, fechando a venda conforme ele paga. Nesse ponto a comanda deixará de existir. O cliente então vai até a catraca coletadora para sair do estabelecimento, e deposita a comanda. Essa catraca é integrada um software num computador, e troca mensagens com esse software, que é disponibilizado pelo fabricante. Aí o software recebendo uma mensagem autoriza ou não a liberação do cliente. Para liberar a comanda não deve mais existir, ou seja, não deve ter comanda aberta.
É nesse ponto que entra nosso sistema, que fica alimentando esse programa do fabricante com a lista atual de comandas abertas, para que ele saiba qual pode ou não liberar.
No momento em que escrevo esse artigo nosso sistema suporta 2 marcas: as catracas da Acesso Soluções e as da Ottom/Galileo.
A configuração é feita pelo módulo do atalho SORGES – Ferramentas:

Vá em SERVIÇOS, e clique em ADICIONAR:

Aí você seleciona a opção correspondente a sua: CATRACA ACESSO SOLUÇÕES ou CATRACA OTTOM/GALILEO.
No caso da Acesso Soluções, o sistema vai pedir que salve um xml. Isso porque a comunicação com o programa do fabricante será feita através de arquivos xmls, então deve salvar numa pasta especificada pelo fabricante, com o nome que ele pedir. O sistema numera os xmls automaticamente.
Já no caso da Ottom, a comunicação é feita via conexão direta ao banco de dados MySql do programa do fabricante. Essa imagem mostra a tela com os parâmetros da configuração:

Esses parâmetros você obtém com o suporte do fabricante.
Uma vez configurado o serviço aparecerá na lista, e o módulo ferramentas passa a abrir sozinho junto com o Windows. Conforme abrir e fechar comandas no PDV esse módulo vai atualizar elas para que o programa do fabricante libere as catracas.