Neste artigo veremos como usar a forma de pagamento cortesia, onde não há pagamento (grátis).
Para começar, precisamos criar uma forma de pagamento deste tipo:

Ao adicionar a forma pode dar o nome que desejar, mas o tipo terá que ser CORTESIA. Só o nome e a forma interessam, pode ignorar todos os outros campos, pois essa forma não gera lançamento financeiro.
Criada a forma poderá usá-la em quase todos os locais onde há pagamento ou integração financeira, como nas vendas:

Ou até mesmo nas compras:

O sistema permite que use a forma em suas despesas, e há um motivo para isso. Ao pagar suas despesas, como uma compra por exemplo, você terá uma condição de pagamento com o fornecedor. Isso vai variar muito, e pode ser até que você cadastre uma forma de pagamento só para aquela compra/despesa. Com o tempo seu cadastro de formas fica sobrecarregado, e com muitas delas que você nem usa, pois você mesmo tem suas formas de pagamento, que oferece aos seus clientes.
Uma forma de evitar isso é usar a forma cortesia. A compra não vai gerar os lançamentos financeiros, aí você mesmo vai manualmente no fluxo de caixa e gera as parcelas que precisar. Pode dar um pouco mais de trabalho, mas mantém o software mais organizado. Também pode existir situações onde você ganha um brinde do fornecedor, e a forma cortesia pode servir para isso.
Porém lembre-se que essa forma não gera financeiro, então um funcionário mau intencionado pode usar ela para desviar dinheiro da empresa. Uma solução seria você marcar o campo FORMA ESPECIAL no cadastro dela, e no cadastro do usuário limitar o acesso dele, bloqueando para que não use formas especiais.