SORGES / SORGES LIGHT – Cadastro de clientes e fornecedores

Nesse artigo veremos uma rápida explicação sobre o módulo de clientes e fornecedores. Observando que o SORGES LIGHT pode ter alguns campos e funções a menos que o SORGES.

No SORGES os clientes e fornecedores ficam num mesmo cadastro, acessível pelo botão CLIENTES FORNECEDORES na tela inicial.

O único campo obrigatório do cadastro é o nome, todo o resto você preenche dependendo da sua necessidade. Por exemplo, ao emitir uma NF-e o cliente precisa ter razão social, endereço, cpf ou cnpj, entre outras informações. Mas se você não emite os campos seriam opcionais.

Não há muito o que se falar porque é um módulo simples, mas existem alguns campos que precisam de uma atenção. O primeiro é o TIPO, pois é ele que determina se é cliente ou fornecedor. Um cliente não aparecerá no módulo de compras de produtos, assim como um fornecedor não aparecerá na lista de vendas. Ou seja, o campo diz ao sistema onde aquele cadastro será usado. Temos o ATIVO também, caso desmarque o cadastro fica invisível em todos os módulos, só continuará aparecendo no próprio controle de clientes e fornecedores. Se você tem um cliente que não aparece na lista quando vai vender, ou um fornecedor que não aparece na lista quando vai comprar, provavelmente um desses dois campos (tipo ou ativo) é o causador do problema.

O módulo tem algumas facilidades também. Ao lado do campo LOGRADOURO há um botão, clique nele e informe o CEP, e o sistema capturará o endereço do cliente fazendo consulta via internet. Também temos o mesmo recurso ao lado do campo CPF/CNPJ:

No caso desse campo a consulta é mais completa, trazendo razão social, endereço completo, e-mail e telefone. Se houver certificado digital configurado no sistema, ele também vai consultar a Sefaz para trazer mais informações, como a inscrição estadual.

Ao lado dos telefones também há um botão, com ícone de whatsapp. Se tiver o aplicativo instalado no computador, e o número for um whatsapp, então um clique no botão vai abrir o aplicativo iniciando uma conversa com esse número, algo bastante prático no dia a dia.

Na aba FISCAL vai encontrar principalmente campos para emissão de documentos eletrônicos. Na aba COBRANÇA campos relativos a esse controle, incluindo um endereço, que se preenchido vai sair nos boletos e duplicatas emitidos para o cliente. Na aba PESSOAL temos informações de pessoa físical, lembrando que tudo é opcional. E na última aba, NEGÓCIO, temos vários campos que adicionam regras de negócio ao cadastro. E temos artigos que explicam eles de forma mais completa:

O controle de clientes ainda permite a impressão de ficha, etiquetas e recibos (botão IMPRIME), gerar vcard com lista de contatos (botão AÇÃO), controlar pagamentos fiado (botão SALDO), registrar ligações (botão LIGAÇÕES), entre outras funções. Todas essas funções tem artigos detalhados aqui nessa central de ajuda, pode localizá-los pela pesquisa acima, ou solicitando em nosso suporte.